segunda-feira, 11 de abril de 2011

Plano Anual

Introdução

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, atende crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil na cidade de Cubati – PB.
A proposta pedagógica no campo socioeducativo do programa, busca a promoção da garantia de atendimentos a vitimas do trabalho precoce,  oportunizando a inserção à escola e a participação em oficinas sócio-educativas, culturais, esportivas e de lazer, realizadas através da jornada ampliada que ocorre em horário complementar a escola.
Para atingir as metas estabelecidas em nosso município em relação ao PETI, optamos por trabalhar através da metodologia de projetos temáticos, divididos por mês (a cada mês um projeto a ser desenvolvido). Entre os quais estarão inseridos os temas transversais, acompanhamento psicossocial e atividades sócio-educativas.
 O progresso remeteu a humanidade a uma situação dúbia. De um lado houve avanço tecnológico, e de outro avanço da miserabilidade, doenças, violência, explorações.
            Vivemos um período de transição. A velocidade das informações é assombrosa se comparada com a capacidade que temos de assimilá-las. A atual realidade exige dos educadores habilidade para as quais não foram preparadas em formação inicial não se trata de mera mudança de paradigmas. É essencial a vinculação da família, escola e questões sociais, é com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização educativa.
   Precisamos buscar respostas promovendo a continuidade da vida em nosso planeta, construindo uma sociedade capaz de partilhar utopias, capaz de respeitar as diferenças culturais, étnicas de idade, religião, costumes, etc. Para efetivação desses propósitos, faz-se necessário transformar as orientações socioeducativa em um espaço privilegiado de analise, momento de discussão e reflexão da realidade com o objetivo de buscar soluções para os inúmeros problemas existentes neste século, o que certamente exige o comprometimento, o envolvimento e a participação de todos.
  Estamos certos que os projetos promoverão mudanças fundamentais na vida dos beneficiários, pois permitem que todos os inseridos nesse processo incorporem novas teorias as suas crenças e vivências, transformam a relação sócio-educativa em processo flexível, potencializa dor das inteligências e dos valores humanos.

OBJETIVO:

  Objetivo dos projetos: têm por objetivo auxiliar na tarefa de democratizar o saber, colaborando com a transformação dos jovens empreendedores, aptos a sobreviverem neste século. Para tanto, suas atividades foram elaboradas de forma a permitir o diálogo constante entre os temas, possibilitando ao educando uma visão do conjunto dos conteúdos abordado. Permitindo que os beneficiários sejam capazes de identificar,avaliar e valorizar seus direitos,seus limites,de idealizar e realizar projetos resolvendo problemas,analisar,comparar situações, levantar hipóteses, superar conflitos de toda ordem,observar,inovar,criar,aprender com as outras descobrindo novos caminhos,adquirindo o hábito do estudo e da pesquisa.
                                                                                                    
PROPOSTAS DAS ATIVIDADES EXECUTADAS NO COTIDIANO DO PETI:

·         TEMA DE CADA PROJETO

1.    Família
2.    Saúde e higiene
3.    Orientação sexual
4.    Drogas: ’’a juventude e as drogas’’
5.    Preconceito
6.    Meio ambiente
7.    Os meios de comunicação
8.    Conhecendo a história de cubati
                    
·         Objetivos de cada projeto:

1.    Identificar os diversos tipos de família conhecendo a sua história de vida e compreendendo sua relação com as outras e percebê-se importante no grupo de convívio social o que pertence resgatando o humano do ser humano.

2.    Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco á saúde pessoal e coletiva presente no meio em que vive. Reconhecendo que a mesma essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano.

3.    Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito a expressão, garantindo a dignidade do ser humano.

4.    Drogas: orientar cientificamente sobre as drogas a fim de fazerem a opção correta quando se vivem diante da decisão entre usar ou não usar drogas.

5.    Desenvolver uma atividade de respeito perante as diferenças, conscientizando-se sobre as diferenças existentes no próprio grupo, pepudiando o preconceito, a descriminação e exclusão social contribuindo assim para a formação de um mundo melhor e mais justo.

6.    Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental,de modo critico,reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

7.    Informar sobre os riscos que corremos devido o mau uso de alguns meios de comunicação, como também orientar sobre os avanços tecnológicos e as diversas formas de interpretações dos mesmos e seus prejuízos causados dos seus usuários.

8.    Conhecer a história da fundação do nosso município e reconhecendo as mudanças aceleradas e permanências nos hábitos humanos presente na atualidade face aos vários momentos históricos, como também conscientizar sobre a preservação do patrimônio público o qual faz parte da nossa história.


·         Metodologia

§  Coletar dados por meio de pesquisa e observações.
§  Observar e analisar fatos, situações, de forma a garantir boa qualidade de vida.
§  Compartilhar experiências e construir argumentações.
§  Produzir diversos tipos de textos.
§  Montar painéis.
§  Produzir cartazes, murais, charges, etc.
§  Dinâmicas em grupos, jogos.
§  Registrar fatos, acontecimentos.
§  Desenhar, recortar, colar, montar figuras.
§  Aulas expositivas e dialogadas.
§  Aulas audiovisuais.
§  Jogos lúdicos.
§  Trabalhos em equipes.
§  Peças de teatro.
§  Músicas.
§  Brincadeiras, recreação.
§  Entrevistar amigos e familiares.
§  Familiarizar-se com a multimídia.
§  Leitura e interpretação.
§  Debates.

ROTINA PETI – MANHÃ

7:00 ás 7:20 H – ORAÇÃO
7:20 ÁS 7:40 H – ACOLHIDA (com dinâmica, músicas e brincadeiras)
7:40 ÁS 8:00 H – LANCHE
8:00 ÁS 8:30 H – CURTINDO A LEITURA (a cada dia uma leitura diferente feito pela própria monitora, mais um dia por semana, uma pessoa caracterizada de personagem faz a leitura e empresta livros, no que chamamos RODADA DE LEITURA)
8:30 ÁS 9:30 H – ORIENTAÇÃO SOCIAL (momento em que os monitores desenvolvem os temas dos projetos elaborados, bem como abordam temáticas de varias áreas como saúde, convivência social, etc)
9:30 ÁS 10:30 H – MOMENTO ESPORTIVO E CULTURAL (a cada dia uma atividade diferente):
·         SEGUNDA = educação física e esporte em geral;
·         TERÇA = hip hop e ensinos filosóficos cristãos;
·         QUARTA = natação na piscina do clube e esporte no campinho de areia e na quadra poliesportiva;
·         QUINTA = artesanato em reciclagens e coral
·         SEXTA = teatro e capoeira
10:30 ÁS 11:00 H ALMOÇO

ROTINA PETI – TARDE

13:00 ás 13:20 H – ORAÇÃO
13:20 ÁS 13:40 H – ACOLHIDA (com dinâmica, músicas e brincadeiras)
13:40 ÁS 14:10 H – CURTINDO A LEITURA (a cada dia uma leitura diferente feito pela própria monitora, mais um dia por semana, uma pessoa caracterizada de personagem faz a leitura e empresta livros, no que chamamos RODADA DE LEITURA)
14:10 AS 15:10 H – ORIENTAÇÃO SOCIAL (momento em que os monitores desenvolvem os temas dos projetos elaborados, bem como abordam temáticas de varias áreas como saúde, convivência social, etc)
15:10 AS 15:20 H – LANCHE

15:20 AS 16:20 H – MOMENTO ESPORTIVO E CULTURAL (a cada dia uma atividade diferente):
·         SEGUNDA = educação física e esporte em geral;
·         TERÇA = hip hop e ensinos filosóficos cristãos;
·         QUARTA = natação na piscina do clube e esporte no campinho de areia e na quadra poliesportiva;
·         QUINTA = artesanato em reciclagens e coral
·         SEXTA = teatro e capoeira
16:20 AS 16:40 H JANTAR

CONSIDERAÇÕES FINAIS
           
            O PETI de Cubati conta atualmente com 309 beneficiários, entre estes 90 são da zona rural e os demais da zona urbana. Embora o município tenha 6.868 habitantes, vivenciamos problemáticas como as drogas, violência urbana, trabalho infantil e outros riscos sociais que demanda maiores cuidados em relação a criança e ao adolescente.
            Constatamos que entre 2010 e 2011 o PETI ganhou destaque dentro do município a partir da implantação de projetos como Capoeira, Hip Hop, Ensinos Filosóficos Cristãos, Arte em Reciclagem, Coral, Teatro, Futebol e lazer semanal na piscina do clube da cidade. Mias nosso maior destaque esta na atuação da equipe no que chamamos de aulas sociais, momentos reservados para o despertar do cidadão e do ser atuante na sociedade.
Para realização de nosso trabalho contamos com uma equipe composta por:
·         Uma Coordenadora Geral ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao CRAS;
·         Uma Coordenadora Administrativa;
·         Uma Coordenadora Pedagógica;
·         Dois Sub Coordenadores (um em cada turno);
·         Oito Monitores (as) duas em cada sala;
·         Três Professores de Esporte e Lazer (dois em cada turno, duas vezes por semana);
·         Dois Porteiros;
·         Dois Auxiliares Gerais;
·         Dois Auxiliares da Cozinha;
·         Duas Merendeiras;
·         Um Professor de Dança;
·         Uma Professora de Teatro;
·         Uma Professora de Arte e Reciclagem;
·         Um Professor de Capoeira;
·         Uma Professora de Ensinos Filosóficos Cristãos;
·         Uma Professora de Coral.


Em 2011 tivemos a restauração do prédio sede do programa, situado a rua Manoel de Barros s/n, bem como a limpeza e organização do ginásio poliesportivo do PETI.

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